domingo, 23 de agosto de 2015

Caravana Mamulengos do Cerrado

Em setembro de 2015, os grupos Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê partem do Mercado Sul de Taguatinga (DF), o Beco da Cultura, rumo ao interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. É a Caravana Mamulengos do Cerrado 2015. Serão 4.000 quilômetros e 12 cidades e povoados percorridos: Sagarana, Chapada Gaúcha, Serra das Araras e São Francisco (MG); Uruaçu, Porangatu, Olhos D’água e Abadiânia (GO); Gurupi, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Palmas (TO). As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como feiras e praças, sempre a partir das 17h, com entrada franca e livre.

Além de alegria e encantamento, a Caravana se propõe a abrir, junto às comunidades, um diálogo em torno da tradição mamulengueira e sua forte presença no DF e no Cerrado. A relevância desse folguedo na construção social e cultural do Brasil foi legitimada em março de 2015, quando o mamulengo, também chamado de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O próprio Iphan reconhece o Distrito Federal como a região com a maior presença de mamulengos fora do Nordeste.

A caravana realizará três diferentes espetáculos, todos criados em Taguatinga e Samambaia (DF), a partir de vivências e viagens de pesquisa junto a mestres do Nordeste brasileiro: “Exemplos de Bastião” e “Baltazar no Reino dos Mamulengos” (Mamulengo Sem Fronteiras) e “Benedito, Abençoado e Bendizido” (Mamulengo Fuzuê). Cada brincadeira apresenta com ludicidade personagens tradicionais que fazem parte da construção social e do imaginário popular brasileiro. Os enredos são entrelaçados ainda por músicas ao vivo e pela interação espontânea do público.


PROGRAMAÇÃO

Minas
08.09 – São Francisco
10.09 – Serra das Araras
12.09 – Chapada Gaúcha
14.09 – Sagarana

Goiás
19.09 – Olhos D’água
21.09 – Abadiânia
22.09 – Uruaçu
24.09 – Porangatu

Tocantins
26.09 – Gurupi
27.09 – Brejinho de Nazaré
27.09 – Porto Nacional
29.09 – Palmas


SERVIÇO


Caravana Mamulengos do Cerrado 2015

Quando: Setembro de 2015
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Franca
Contato: 61 8438.8338 / 8425.7233
Comunicação: www.pareiacomunicacao.com.br
Redes sociais: f/mamulengosemfronteiras.bonecos
Contato para entrevistas: 61 8438.8338




FICHA TÉCNICA


Coordenação Geral: Walter Cedro – Mamulengo sem Fronteiras
Brincantes: Walter Cedro e Thiago Francisco
Músicos brincantes: Rosimar Cedro, Wagner Nascimento, Keijin do Acordeon, Beirão Neves
Direção musical: Beirão Neves
Produção executiva: Mirella Dias
Designer gráfico: Estúdio Gunga
Assessoria de imprensa: Pareia Comunicação e Cultura
Fotografia: Alexandre Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário