sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Diário #3 – PB: Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga

Após passar pelo Ceará e Rio Grande do Norte, a Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga chegou ao seu terceiro estado de destino em terras nordestinas, a Paraíba, onde permanecemos entre os dias 15 e 19 de dezembro. Por lá, passamos por quatro localidades: Lagoa de Dentro, com Mestre Nildo; Sapé, com Mestre Severino Reis; João Pessoa, com as cias Boca de Cena e Quem Tem Boca é pra Gritar; e Pedras de Fogo, com Pedro do Mamulengo e Mestre Zé Pequeno.

Chegando em Lagoa de Dentro, encontramos com o amigo Artur, da Cia Boca de Cena. O grupo realiza um trabalho com os mestres locais a partir do projeto Benedito e João Redondo nas Ruas da Cidade. Artur nos levou até a casa do Mestre Nildo. A voz mansa e o olhar sereno do brincante aos poucos foi dando espaço para as traquinagens de seus babau. Nildo brinca acompanhado por dois irmãos, uma batendo pandeiro e outro tocando sanfona. 

Já no fim da tarde, iniciamos a montagem das toldas na praça do município. O público mantinha-se um pouco distante, mas assim que a brincadeira começou todos se aproximaram, surpreendendo o brincante Thiago Francisco ao final da brincadeira, ao ver  a quantidade de pessoas que acompanhavam e participava da apresentação. 

Passamos por Marí, onde realizamos uma entrevista na Rádio Araçá. Lá, encontramos Mestre Miro, uma figura que já faz parte da história da cidade, não só por seus babaus, mas também pela alegria, simpatia e singularidade. Miro fez questão de abrir a mala de bonecos que estava na garupa de sua bicicleta. Enquanto mostrava os bonecos, Mestre Miro nos contou histórias sobre os mestres que ele conviveu, entre eles Antônio do Babau. Ainda na rádio, conhecemos Hélio dos Bonecos, um dos brincantes da nova geração da cidade. 

Rumamos de Lagoa de Dentro para Sapé, onde nossos anfitriões da Cia Boca de Cena nos apresentaram Ana Almeida, professora da escola de artes e militante cultural da cidade. Ela nos recebeu muito bem em sua casa e ainda nos apresentou o Mestre Reis, acompanhou e articulou tudo para nossa brincadeira na Praça João Pessoa, futura “Praça do Babau”. A brincadeira iniciou com o Mamulengo Sem Fronteiras, contando com a presença de Mestre Miro, do pessoal da Rádio Araçá, do grupo Boca de Cena e de Mestre Reis, que mais tarde continuou a brincadeira com a praça lotada. 

Na saída de Sapé para capital João Pessoa, aproveitamos para fazer uma visita ao memorial Augusto dos Anjos. Depois de vários dias em cidades pequenas, o caos das metrópoles assustou um pouco, mas continuamos felizes e seguimos para o Teatro/Pousada Lima Penante, da Universidade Federal da Paraíba, bem no centro da Cidada. Ficamos hospedados lá e a tão sonhada chuva que não chegava no sertão  deu às caras no litoral com força muita força. Por conta da chuva, cancelamos a apresentação de sábado e brincamos só no domingo. 

No domingo, bem cedo, cedo seguimos para pedir a bênção à Rainha do Mar e seguimos para o espaço Tamarindeira, onde aconteceu as apresentações. Os anfitriões da Cia Boca de Cena abriram a noite e, logo depois, foi a vez do Mamulengo Sem Fronteiras. Passamos uma noite muito especial. Conhecemos a cidade, fizemos novos amigos e reencontramos antigas amizades. Ficamos até tarde botando o papo em dia, com o coração cheio de alegria e gratidão pelo o apoio dos amigos das Cia Boca de Cena e Quem Tem Boca é pra Gritar. 

Nosso último destino na Paraíba foi Pedras de Fogo. Quem nos recebeu por lá foi o Pedro, brincante e rabequeiro que nos levou direto para a casa do Mestre Zé Pequeno. Ao chegarmos em seu estabelecimento, a sensação é que tínhamos voltado no tempo. Vários produtos antigos, garrafas empoeiradas e cachaças muito antigas. Foi nesse cenário que o mestre, com toda sua timidez, abriu a mala e mostrou um pouco de seus bonecos. 

A Cidade de Pedra de Fogo localiza-se já na fronteira com Pernambuco e o local escolhido para nossa brincadeira foi a Praça Nossa Senhora da Conceição, localizada exatamente na linha que divide os dois estados, de um lado Pedra de Fogo (PB) e do outro Itajá (PE). Para abrilhantar o fim da jornada na Paraíba, tivemos o presente de ver Mestre Zé Pequeno nos bonecos e Pedro do Muganga na rabeca iniciando a noite de brincadeiras. Em seguida, o Mamulengo Fuzuê encerrou a linda noite.

Confira todas as fotos na nossa fanpage.

Fotos: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) 

















Confira todas as fotos na nossa fanpage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário