quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Diário #4 – PE: Despedida da Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga

Quase 30 dias de giro e chegamos ao final da Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga. Um dezembro inesquecível pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Mas, antes de dar um ponto final na Caravana, segue o diário da nossa passagem pelo último estado que visitamos: Pernambuco.

Saindo de Pedra de Fogo (PB), no dia 20 de dezembro, chegamos em Carpina (PE), cidade do grande Mestre Solón e terra de vários outros mamulengueiros, como os mestres Saúba, Miro, Valdemar, Bibiu e João Galega. É terra também da brincante e dançarina Neide.

Chegamos em Carpina na busca por Mestre Saúba, sem dúvida um dos grandes brincantes e confeccionadores de bonecos da atualidade. Além de dançar com sua boneca Lindalva e de demonstrar conhecimento e um ótimo improviso com os bonecos, Mestre Saúba se destaca na construção de “mesas “ ou “casas de farinha”, com os mais diversos temas. Ao chegar em sua casa, não o encontramos, mas enquanto o esperávamos conhecemos o Palhaço Cacareco, que nos levou até o ateliê de Miro dos Bonecos, onde também encontramos Mestre João Galego. 

Miro é um grande artesão e vive da produção de suas peças junto com a família. Também dança com sua boneca e brinca mamulengo com o filho. No papo com Mestre João Galego, aos poucos ele começou a nos revelar versos e poesias, mostrando sua habilidade com improvisos e contando histórias de brincadeiras que ele fazia nos antigos “concursos de bonecos”, onde os mamulengueiros se apresentavam e recebiam nota pela brincadeira. 

Seguimos, então, para a Praça Mestre Solón, onde iríamos realizar a apresentação do dia. Para nossa surpresa, soubemos que nossa brincadeira seria a primeira. Enquanto corríamos para montar toldas e deixar tudo pronto, chega nosso querido amigo Bibiu e, em seguida, o esperado Mestre Saúba, com suas histórias de viagens e sonhos. 

Na hora de brincar, a tão aguardada chuva que ouvimos falar por toda a viagem chegou primeiro. Tivemos que abortar a apresentação e correr para um lugar que coubessem todos os amigos e público. Terminamos o dia na casa de Dona Benta, onde aconteceu uma grande confraternização com todos os bonequeiros, até o momento de partir para Glória de Goitá, nossa base de apoio para as outras cidades pernambucanas do nosso roteiro. 

No dia 21 de dezembro, nos apresentamos em Lagoa de Itaenga. Chegando lá, fomos à casa de Mestre Zé de Vina, ou simplesmente Zé do Rojão, como é conhecido na cidade. O mestre fez questão de nos receber e contar um pouco de sua brincadeira. Cantou loas e nos mostrou algumas figuras de seu Mamulengo. A brincadeira foi realizada na praça, sem divulgação prévia por parte da cidade, mas aos poucos o povo foi se aproximando e quando a brincadeira iniciou já havia um bom público. 

No dia 22 de dezembro, já em Glória de Goitá, fomos conhecer mais sobre o Museu do Mamulengo, onde ficamos hospedados. O Museu é mantido pela Associação de Artesões e Mamulengueiros. Um lugar muito especial, onde existe uma exposição permanente de bonecos de vários mestres e brincantes, bonecos para venda, confecção e apresentações. Conversamos com Edjane, que é a atual representante da Associação, e também Bel e Bila, que são brincantes e artesões. 

A apresentação em Glória de Goitá foi realizada justamente no Museu. Após a brincadeira do Mamulengo Sem Fronteiras, tivemos a alegria de receber por lá o Mestre Zé de Vina, que foi até o museu para nos ver e ainda brincou acompanhado de Bel, bonequeiro do Mamulengo Nova Geração. Zé de Vina veio acompanhado de Dona Zefa e do sanfoneiro Tonho Pé de Bode. Para melhorar ainda mais e tornar o dia inesquecível, no meio da brincadeira chega o mestre Zé Lopes, que nos presenteou com as músicas de seu repertório.

No dia 23 de dezembro, eis que chegamos em Olinda. Por lá, fomos direto  encontrar os amigos do grupo Bongar. Uma parceria que existe há mais de 15 anos, uma amizade que se perpetua com o tempo. Eles nos acolheram em suas casas e ainda abriram as portas do Centro Cultural Bongar, na Comunidade Xambá, para que pudéssemos nos apresentar. 

Foi uma brincadeira muito especial devido a toda história já construída pelo grupo em sua comunidade. Marileide Alves deu boas-vindas e tivemos, paralelamente, as duas brincadeiras do Mamulengo Sem Fronteiras e do Mamulengo Fuzuê juntas, intercalando o enredo de uma forma única que até mesmo nós, brincantes, ficamos surpresos com o resultado.

Na mesma noite, ainda tivemos a presença dos amigos Adiel Luna e de Rogê, que apareceu juntamente com nossa amiga Patrícia, que veio de Natal (RN), e também com nosso parceiro de luta Marquinho Silva, lá de Pedra de Fogo (PB). Todos juntos para comungar mais esse momento de celebração do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Queremos agradecer a todos os parceiros e parcerias que tornaram a Caravana Mamulengo do Cerrado Rumo a Caatinga possível. Levamos na mala, no coração e na alma grandes aprendizados e amizades. Somos gratos a cada pessoas que nos acolheu e a cada mestre e mestra que nos fizeram conhecer mais do mundo mágico do Teatro de Bonecos.

Axé para todos nesse novo ano que chega! Evoé Caravana de volta ao Cerrado e pronta para mais aventuras!!!

Confira todas as fotos na nossa fanpage.

Fotos: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes)















Confira todas as fotos na nossa fanpage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário