terça-feira, 16 de janeiro de 2018



DIÁRIO DA REGIÃO
Festival traz o nordeste e o sul para RP

Teatro de bonecos nordestino e lendas gaúchas servem de referência aos grupos

O Mamulengo, uma das vertentes mais antigas do teatro brasileiro, datada lá da época da colônia, e estilo considerado patrimônio cultural do País, serve como base para o espetáculo As Aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos, que o grupo Mamulengo Sem Fronteiras, de Brasília, apresenta de graça neste sábado, 13, em Rio Preto, como parte da programação da 14ª edição do festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato.
O popular teatro de bonecos do nordeste propõe uma vibrante mescla de linguagens para contar a história de Baltazer, um rapaz valente que faz uma viagem de sua terra na África para o Brasil para conhecer uma moça bonita por quem se apaixonou apenas de olhar para sua foto.
O espetáculo aborda as manifestações mais tradicionais da cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina. Os personagens falam sobre a imaginação e brincadeiras populares, sobre a questão racial, sobre o amor e sua força, tudo embalado com uma trilha sonora ao vivo.
"Esse espetáculo foi uma pesquisa que realizamos durante uns seis anos. Uma pesquisa sobre essa forma de brincar que é o Mamulengo misturada com ritmos e mitos africanos. O público pode esperar uma festa, com muitos bonecos, muitas canções, uma coisa linda de se ver", conta Walter Cedro, brincante do grupo, forma de referência que eles gostam de usar quando se trata do Mamulengo.
As Aventuras de Baltazar busca no cerne do estilo teatral nordestino elementos do universo popular, o que faz com que o público sempre se identifique com o cenário criado, diz Walter. "É totalmente popular. As pessoas costumam se identificar com os personagens e com as brincadeiras. É muito alegre, muito musical, envolvente."
O espetáculo será apresentado na esquina da rua General Glicério com a Jorge Tibiriça, um espaço comum dentro do gênero. "O Mamulengo é feito para a rua, mas o espetáculo foi feito pensando em todas as possibilidades de apresentação. Do palco para a rua e cada um dos espaços traz suas peculiaridades. Se na rua a gente perde um pouco do peso da iluminação, ela nos traz uma série de vantagens", compara Walter
Serviço
  • As Aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos, com Mamulengo sem Fronteiras (Brasília/DF), na esquina da rua General Glicério com Jorge Tibiriça, às 12h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário